Vestígios - contos, quase contos e personagens

Vestígios Logo


Passarinhos

Coloquei uma garrafinha de água com açúcar na janela.

E as cambaxirras vêm roubar a água dos beija-flores, até que um beija-flor de rabo em tesoura, chegue como um relâmpago verdeazul para  ,vertical, expulsá-las do seu território e beber água sozinho.

Seu bico fino e a língua comprida alcançam bem longe o miolo das flores de plástico. Ele bebe aos goles, a cada gole uma bolha de ar sobe à superfície.

Então, vez por outra, um sanhaço de coqueiro vem espiar o que está acontecendo.

E coloquei caroços de manga e pedaços de casca de mamão para os sanhaços.

O sanhaço de coqueiro é mais ou menos duas vezes  o comprimento de uma cambaxirra, e talvez  três ou quatro vezes o volume do corpo. Há também  sanhaços azulados, muito lindos, mas os  de coqueiro são cinza amarelados, amarelando mais para o peito. 

Já amarelo gema são o peito e a barriga das cambaxirras, que de resto são   castanhas, as asas mais escuras.

Os três passarinhos vêm mais quando está chuvoso,; nos dias de sol eles se escondem na folhagem  das árvores. Hoje estava sol e ainda assim eles vieram. Se tem água com açúcar, mamão e manga para eles, é bom demais, eles acabam vindo. Os sanhaços, às vezes vêm em dois ou três, e um bica o outro defendendo seu pedaço de fruta, seu lugar no pratinho.

Coloquei uma garrafinha de água com açúcar na janela.

E caroço de manga e casca de mamão para os sanhaços.

A polpa do mamão fica toda marcada do bico dos passarinhos. Também a polpa da manga fica bicada. E  eles vão puxando os fiapos do caroço puxando, puxando, e o caroço fica todo arrepiado.

Procurei na Enciclópédia cambaxirra e lá está também corruíra, Hous wren e Troglodytes aedon, Procurei beijflor tesoura, e encontrei Swalloed tailed hummingbird e Eupetomena macroura, e sanhaço de coqueiro, palm tanager , Thraupis palmarum, E são eles, os passarinhos que vêm fazer a nossa festa.

Seus nomes estão escritos nos livros, em português, em inglês, em alemão, em latim..

Mas não essa cor, esses pequenos bicos que me enternecem. Esse palpitar de asas que me assombra. Nem esse caroço de manga todo cabeludinho.

POSTADO EM 19 DE JULHO
comente

Nome

E-mail

Mensagem